Windows 8: uma das maiores apostas já feitas pela Microsoft
Dia 25 de outubro de 2012. Essa foi a data escolhida pela Microsoft para o lançamento da mais recente versão do Windows. É o Windows 8, definido pelo diretor do sistema operacional da Microsoft, Steven Sinofsky, como o maior marco na evolução e revolução da informática. Ele marca provavelmente a renovação mais drástica promovida pela companhia em seu tradicional sistema operacional desde o surgimento do Windows 95, há 17 anos. O tablet Surface também foi lançado.
As novidades são muitas. Antes de tudo, diga adeus ao botão “Iniciar“, pois esse tradicional elemento do Windows não faz parte da nova versão. Aliás, a interface foi completamente remodelada. O Windows 8 agora reúne na tela, em primeiro plano, diversos ícones coloridos agrupados e que representam aplicativos, páginas, contatos e informações relevantes para o usuário. Para os que não se acostumarem, porém, é possível utilizar a interface clássica, nos moldes do Windows 7 (mas sem o menu “Iniciar”).
Outra novidade é que o Windows 8 permite dividir a tela em duas partes para que dois aplicativos sejam usados ao mesmo tempo.
Para as redes sociais, o novo sistema operacional conta com o People Hub, um gerenciador de contatos que integra informações do Facebook, Twitter, dos sites da Microsoft e, em empresas, do servidor de e-mail Exchange.
O Skydrive, serviço da Microsoft pioneiro ao oferecer armazenamento em nuvem para usuários, funciona integrado ao Windows 8. Com ele, arquivos podem ser guardados tanto em disco rígido quanto na nuvem, permitindo acesso remoto até mesmo em dispositivos com outros sistemas operacionais.
A navegação, por sua vez, também apresenta uma novidade. Ela poderá ser feita da maneira tradicional, com mouse e teclado, ou através de touchscreen, algo já bastante comum para aparelhos móveis, mas pouco usual para PCs.
Falando em dispositivos móveis, a Microsoft resolveu finalmente entrar na briga com o iPad, da Apple, e com os tablets que utilizam o sistema Android, do Google. O tablet Surface, lançado com o Windows 8, conta com algumas diferenças em relação aos concorrentes (entre elas várias portas USB e um teclado integrado). O sistema operacional pode ser o próprio Windows 8 ou então sua versão mobile, o Windows RT. Apesar de várias semelhanças na interface, as duas versões não devem ser confundidas.
Disponível também para diversas plataformas mobile de outras empresas, o Windows RT foi desenvolvido para rodar em processadores com arquitetura ARM (da NVIDIA) presentes na maioria dos tablets e smartphones (diferente do Windows 8, que funciona em processadores com arquitetura X86/64). Com isso, a diferença mais marcante é que a versão RT não irá executar aplicativos feitos para a Área de Trabalho clássica (com arquitetura X86), enquanto no Windows 8 eles poderão ser abertos normalmente.
Veja também: Microsoft Office 2013 disponível para fabricantes.
Pingback: Os fiascos no ramo da internet e da tecnologia em 2012 - Magic BlogMagic Blog
Pingback: Windows 8: conheça os diferenciais - Magic BlogMagic Blog
Pingback: Windows 8 é acusado de causar queda no mercado de PCs | Magic Blog