Hello: a nova rede social desenvolvida por Orkut
Hello, it’s me! Enquanto todos estão com os olhos voltados para o Facebook, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten, criador da extinta rede social que leva seu nome, vem analisando o mercado e agora está de volta com sua nova e ambiciosa rede social, a Hello.
Disponível apenas em smartphones iOS e Android, a ideia é oferecer um espaço para amizades profundas, onde o feed é baseado em interesse a partir de uma lista com mais de cem possibilidades, que incluem opções como dono de cachorro, cinéfilo, fotógrafo e até mesmo nudista.
O usuário poderá selecionar cinco delas, que definirão as “personas”. Estes dados podem ser editados a qualquer momento, e irão ajudar você a encontrar novos amigos. As personas são uma lembrança das comunidades do Orkut, que tinham o objetivo de reunir pessoas com os mesmos interesses.
De acordo com seu criador, muitos utilizam o Facebook para expressar como querem ser vistos na sociedade, enquanto a Hello Network funciona de forma autêntica, as pessoas podem ser elas mesmas. Em uma entrevista para o canal BBC, o engenheiro dá o exemplo de um casal de amigos que está se divorciando, mas recentemente publicou uma foto romântica em um piquenique no parque.
Orkut Büyükkökten não espera que os usuários deixem de usar outras redes sociais, pois eles se inscrevem em diferentes serviços por diversos motivos: “Não esperamos que as pessoas parem de usar as outras [redes], mas que usem o nosso serviço cada vez mais, porque, ao atualizar suas características pessoais ao longo do tempo, isso mudará sua experiência individual, e a rede social vai evoluir com você. Não será preciso substituir um serviço por outro conforme seu estilo de vida muda.”
Quando se fala em Orkut, todos lembram da função “quem visitou o seu perfil“, não é mesmo? É claro que este serviço não poderia faltar na nova rede social. O app envia uma notificação toda vez que seu perfil é visto por algum usuário, seja amigo ou não.
A rede também exibirá os chamados “Potentials”, que são sugestões de perfis para interagir, baseadas no sistema de personas. A timeline do aplicativo é chamada de “Folio”, mostrando conteúdo tanto de amigos quanto de pessoas com os mesmos interesses que os seus.
As formas de publicação ainda são limitadas, pois, diferentemente das demais redes sociais, na Hello só é possível postar conteúdo de foto ou um texto com fundo colorido personalizável.
A nova rede apresenta semelhanças em relação à primeira versão do Secret, como a interface do texto e a opção de posts anônimos. O Secret, porém, recebeu uma chuva de críticas quando foi lançado, pois muitas pessoas usaram o aplicativo para propagar discursos de ódio e comentários ofensivos. O criador da Hello garante que posts que desrespeitarem as diretrizes podem ser denunciados e que eles são avaliados pelo algoritmo. Nesses casos, eles recebem uma nota de má reputação que afeta a forma com que suas publicações futuras são distribuídas na mídia social.
Na visão de Orkut, a proposta visa garantir o direito de expressão sem medo de represália, e não acredita que o anonimato seja um problema, já que muitas pessoas criam perfis falsos para disseminar opiniões impopulares em redes como Facebook e Twitter.
Para incentivar a interação entre os usuários, a Hello atribui nota às suas atividades através das curtidas, comentários e logins diários. Quer ver o feed com posts anônimos? Ele só libera se você tiver “moedas”, que são conquistadas através desta classificação de interatividade.
Por ora, a fase beta está disponível nos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Irlanda e Reino Unido. De acordo com o criador da rede, o aplicativo deve chegar ao Brasil ainda em julho, e não em agosto, como aponta o site.
Estamos aguardando sua chegada, que ela traga novas maneiras de nos comunicamos na internet. E você, está animado para fazer parte da Hello?
Veja também: Novos recursos corporativos no Messenger
——————————————————————————————-
A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/
Parece uma copia do Aplicativo Skout junto com o Instagram ‘-‘
Será que vai se popularizar, Rodrigo?
O que achei mais interessante foi a questão deles limitarem algumas interações de acordo com as moedas que você tem. Eles foram bem direto ao ponto em que queriam!
Antonio, assim como o hello também iniciei um aplicativo recentemente que vai começar a fase de testes, só que de impacto social. Você poderia ver um rápido release e dar sua opinião?
http://ribon.io
Olá, Rafael. Agradecemos o comentário e iremos repassar seu aplicativo.
Sucesso!