Descanse em paz nas mídias sociais
Tudo o que você publica nas mídias sociais mostra um pouco da sua personalidade e é capaz, inclusive, de evidenciar pontos da sua trajetória de vida: conquistas de sonhos, viagens, um novo curso realizado. Mas, quando alguém próximo morre, o que fazer com todas estas informações geradas ao longo de anos?
Internet e falecimento
A morte é uma situação que ninguém gosta de imaginar, mas, como já dizia Raul Seixas, ela está “em algum lugar me esperando, embora eu ainda não a conheça”. Pensando nisso, as principais mídias sociais do mundo já disponibilizaram ferramentas para que familiares e amigos possam desativar a conta de quem faleceu ou até mesmo criar um memorial para publicar mensagens de conforto e relembrar momentos felizes.
Abaixo, você confere quais são estes procedimentos, de acordo com cada plataforma.
Atualmente, é possível designar outra pessoa para cuidar da sua conta em caso de morte. Basta acessar em seu perfil “Ajustes > Segurança” e seguir até o final da página, onde haverá o “Contato herdeiro”.
Caso este “herdeiro” queira transformar o perfil do outro usuário em memorial, deverá realizar as etapas abaixo.
Antes de tudo, certifique-se que você está logado em sua conta e é amigo da pessoa falecida. Em seguida, acesse a Central de Ajuda do Facebook e faça a solicitação. Preencha com o nome da pessoa e a data de falecimento e forneça um link para o obituário ou outro documento que oficialize a morte.
Um dos pontos positivos do memorial é que é possível manter a privacidade do falecido. Conforme explica o site Apptuts: “A conta pode receber mensagens no mural, mas tanto para isto quanto para a conta ser visualizada, é preciso ser amigo aceito do perfil. De outro modo o perfil fica invisível”. Outras pessoas podem achar melhor apagar imediatamente o perfil. Para isso, basta preencher um formulário especial.
Ao contrário do Facebook, o Twitter não fornece acesso à conta de quem morreu, independentemente do grau de relacionamento. A única forma de removê-la é enviando uma solicitação através do Formulário sobre Privacidade. Nele, você clica em “Quero solicitar a desativação da conta de usuário falecido”, e preenche os vários campos com informações que auxiliem no procedimento.
Uma estrutura semelhante foi desenvolvida pelo Pinterest, que também não disponibiliza acesso ao perfil do falecido. Nesse caso, é preciso acessar a página “Reativar ou desativar uma conta”, selecionar a opção “Como desativar a conta de um Pinador falecido” e seguir as instruções.
Porém, ao invés de preencher um formulário, você deve enviar um e-mail com algumas informações, entre elas a documentação que comprova o falecimento e o parentesco ou relação com a pessoa.
Nesta mídia social também é preciso preencher um formulário, porém ele se encontra apenas no idioma inglês. Tenha anotadas as seguintes informações:
• O nome do usuário
• A URL do perfil do LinkedIn do usuário
• Seu nível de relacionamento
• O endereço de e-mail do usuário
• A data de falecimento
• O link para o obituário
• O nome da última empresa em que a pessoa trabalhou
Google+
Sempre preparado, o Google já imaginou diversas possibilidades em relação à conta de um usuário falecido. Na Central de Ajuda, ele pergunta se você quer receber dados da conta, resolver uma possível invasão ou decidir o que deve ser feito com a sua própria conta no futuro. Dependendo da opção escolhida, será exigida uma série de informações e comprovações desse laço familiar ou relacionamento.
Veja também: Verdade ou farsa? Desvendamos alguns dos principais mitos tecnológicos
——————————————————————————————-
A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/