Por que compartilhamos?
Por que as pessoas compartilham informações, vídeos, músicas e textos nas redes sociais? Será que é verdade que nós somos o que compartilhamos e que o conteúdo define a nossa personalidade?
O New York Times, em parceria com a Latitude Research – empresa especializada em pesquisas de mercado – fez uma pesquisa quantitativa para responder essas questões.
No total, 2.500 participantes heavy-users de internet participaram. 94% dos usuários, antes de compartilhar algo, consideram cuidadosamente se a informação será útil para o receptor. Já 49% levam em consideração se a informação publicada pode mudar a opinião ou incentivar uma ação prática por parte do receptor.
A pesquisa ainda mostrou que 78% dos entrevistados compartilham informações para manter contato com algumas pessoas com quem, fora da web, não têm um relacionamento e 68% dão “share” em um conteúdo com a intenção de mostrarem quem são e com o que se importam.
Já 84% compartilham porque é uma maneira de apoiar causas ou questões que acham relevantes. Ultimamente, por exemplo, o Big Brother Brasil tem ganhado espaço feed do Facebook de muita gente. Causas mais nobres, como o repúdio à violência da polícia no desocupamento do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP), também devem ter aparecido na sua rede.
Angel Anderson, uma americana que trabalha com mídia on-line, deu uma palestra sobre o tema “Why People Share” no Ignite Boulder, evento em que diversas pessoas podem fazer rápidas apresentações sobre determinados assuntos, e enumerou três principais motivos:
1 – Para se vangloriar
Quando a intenção do compartilhamento é que o mundo veja quem somos e o que fazemos, para que assim nos achem incríveis. Alguns exemplos são o compartilhamento de fotos de viagens, novas aquisições, livros que estamos lendo e filmes que estamos assistindo. Além de se vangloriar, os usuários acreditam que a informação pode ser útil para os seus seguidores.
2 – Para reclamar
É muito comum acompanharmos em redes sociais reclamações sobre o clima, falta de tempo, sono, preguiça, dentre outros.
3 – Para pedir ajuda
É basicamente o compartilhamento de “desgraças”, quando o usuário expressa a sua fragilidade e angústia, aguardando comentários de motivação e encorajamento.
Veja o vídeo!
E você, por que compartilha?
Veja também: Nova Timeline do Facebook promete expor ainda mais a sua vida
Pingback: As redes sociais também no Google Analytics - Magic Web Design - Magic Blog
Pingback: A estratégia do Tumblr para o Brasil - Magic Blog
Pingback: O que é social business? - Magic Web Design - Magic Blog
Pingback: Desafios para o Facebook após IPO - Magic Blog