Um panorama do mercado mobile brasileiro
Uma pesquisa divulgada pelo Ipsos Media CT, feita em parceria com o Google e outras duas empresas, mostrou que o Brasil já possui 27 milhões de usuários de smartphone (ou 14% da população). Só para efeito de comparação, a Alemanha possui 24 milhões de usuários e a França, 25.
Além disso, a pesquisa trouxe dados interessantes para as empresas sobre os hábitos dos usuários de smartphones:
– Internet: 73% dos usuários de smartphone acessam a internet todos os dias através do dispositivo;
– Mapas: 88% desses usuários procuram informações locais e 92% tomam decisões em decorrência dessa busca;
– Compras: o smartphone se tornou essencial na busca por informações de compra. Dos consumidores, 80% pesquisam informações sobre um produto ou serviço no celular;
– Anúncios: 94% dos usuários veem anúncios no smartphone. Além disso, 75% dos usuários realizam uma busca no celular após ver uma campanha off-line.
– As redes sociais e vídeos se mostram muito importantes para quem tem smartphone, já que 75% assiste a vídeos e 88% acessa as redes – desses, 53% o fazem todos os dias.
Hábitos de uso
A maioria desses usuários (73%) não sai sem seu smartphone, que também é usado em casa (96%), no trabalho (82%), em restaurantes (69%), lojas (66%), no trânsito (64%), dentre outros. Esses números mostram diversas oportunidades de impactar o consumidor em vários momentos, com campanhas focadas de acordo com a situação em que ele se encontra.
Muitos usuários usam o smartphone enquanto executam outras tarefas, como ouvir música (83%), assistir à TV (46%) e assistir a filmes (29%).
Informações locais
A busca por informações locais também é um hábito desses usuários. Segundo a pesquisa, 88% já procuram esse tipo de informação. Dentre esses, 63% entram em contato com a empresa, 66% a visitam e 55% fazem uma compra, demonstrando que eles não somente buscam uma informação, mas também tomam algum tipo de atitude.
Compras
O aparelho também é a principal companhia dos usuários de smartphone nas compras, pois 31% deles levam o dispositivo para comparar preços e se informarem sobre os produtos, e 30% já mudaram de ideia sobre a compra ou serviço on-line com base nas informações coletadas através do aparelho. A pesquisa indica ainda que muitos usuários iniciam a pesquisa no smartphone para depois efetuarem a compra em outro meio: 45% realizam a compra no computador e 30% na loja física.
A compra através do smartphone também já é um hábito para 66% deles, que fazem ao menos uma por mês através do aparelho. Dentre aqueles que não fizeram uma compra pelo celular, a principal barreira é sensação de falta de segurança. Para 15%, a compra pelo celular é muito complicada. Apesar disso, 33% esperam fazer compras por esse meio no futuro.
Futuro
Enquanto a pesquisa do Ipsos indica que existem 27 milhões de usuários de smartphone no Brasil, o último dado oficial da Anatel indica que no Brasil há mais de 250 milhões de linhas móveis ativas, mostrando que ainda há um grande futuro para o mobile no Brasil.
Veja também: Os smartphones e o social mobile
Pingback: Axis, o novo buscador do Yahoo - Magic Blog
Pingback: Sony desenvolve tela imune a reflexos - Magic Blog
Pingback: Wearable computers: o futuro dos computadores - Magic Blog
Pingback: O Android e a soberania do Google - Magic BlogMagic Blog
Pingback: Aplicativos para a Copa do Mundo | Magic Blog | Magic Blog