Os smartphones e o social mobile
Levantamento da Pivot Conference – evento internacional sobre marketing -, baseado em informações de profissionais de social media e usuários de redes sociais, mostra qual é a relação entre ambiente social e mobile. Os dados, que você pode ver aqui embaixo, podem ajudar muito nas campanhas de marketing digital feitas por aí. Lembrando que todos os entrevistados são cidadãos norte-americanos.
Smartphones
A maioria dos acessos a aplicativos de redes sociais acontecem por meio dos smartphones iPhone e Android, que respondem, respectivamente, por 44% e 30% do total. Os aparelhos BlackBerry, mais comuns em ambientes corporativos, são a preferência de 14% dos entrevistados. Ao todo 448 pessoas participaram desse levantamento.
Aplicativos
O aplicativo Facebook Mobile é o mais utilizado: cerca de 80% dos dos entrevistados o tem instalado em seus smartphones; em segundo vem o Twitter, com 35% e, em terceiro, o Foursquare, com 31%. O que tem sido visto é o aumento do uso de geolocalização. O Gowalla, por exemplo, que é muito parecido com o Fousquare, é o 5º aplicativo mais utilizado.
Aplicativos de fotografia não possuem uso tão significativo quanto os referentes às redes sociais. De 501 pessoas entrevistadas, 56% não têm Instagram e afins nos seus smartphones.
Das pessoas que possuem esses app’s, 25% preferem o CameraBag. O Instagram, famoso aplicativo do iPhone, é usado por apenas 14% dos entrevistados.
Compras coletivas
Os serviços de compras coletivas também são muito utilizados pelos usuários de smartphones. Groupon e Cupons.com representam, respectivamente, 76% e 69% da preferência. O Facebook Deals está em terceiro lugar, com 69%.
Já no quesito compras em geral, o Google é o campeão na hora de buscar o preço mais baixo, com 79%. Em seguida, está o Price Grabber com 32% e o RedLaser, com 25%.
O que o “consumidor social” quer?
O consumidor, quando se relaciona com alguma marca na internet, está em busca de algo. A pesquisa mostrou que 83% dos consumidores sociais “curtem”, compartilham ou comentam o conteúdo de uma marca porque querem promoções ou negócios; 70% fazem isso porque sentem uma certa “lealdade”; já 58% do total de entrevistados buscam conteúdo exclusivos dessas marcas.
Agora, você sabe o que é mais compartilhado nessas redes? A pesquisa definiu que 54% dos usuários gostam de compartilhar as músicas que estão ouvindo e 53% clipes, filmes e programas de TV. Check-ins de localização ficam com 42%.
Veja também: O que é social business?
Pingback: Incríveis alternativas para o Instagram - Magic Blog
Pingback: Segurança de dados e privacidade na internet - Magic Blog
Pingback: Tecnologia web e suas plataformas: Antonio Borba explica - Magic BlogMagic Blog
Pingback: HTML5 e o futuro integrado da internet - Magic BlogMagic Blog