E-mail marketing apresenta a melhor taxa de conversão em vendas on-line
“Você quer receber as novidades da marca por e-mail?” Esta pergunta deixa muitos usuários com dúvida se devem ou não fornecer seu e-mail para receber publicidade on-line.
Porém, os dados são claros, o e-mail marketing é uma ferramenta essencial para o bom relacionamento entre marca e cliente.
No mundo todo existem 3,6 bilhões de contas de e-mail, e a estimativa é que este número chegue a 4,3 bilhões em 2016. Portanto, se você não investe nesta estratégia, prepare-se para rever seus conceitos! Entre em contato com a Magic Web Design e conheça esta e outras soluções digitais para o seu projeto.
Antonio Borba, Diretor Executivo da Magic Web Design e da Rede Magic, afirma que o e-mail marketing ainda representa a maior conversão das mídias não pagas de e-commerce.
Para dar uma ideia, uma pesquisa realizada em julho deste ano pela FBITS analisou o mercado eletrônico brasileiro e revelou que 61% das empresas obtêm até 20% de seu faturamento através do e-mail marketing. E mais: outro estudo, realizado pela Wolfgang Jaegel, aponta um ROI de U$ 44 para cada dólar investido na estratégia.
Você sabia?
A Serasa constatou que o e-mail é o canal que apresenta a melhor taxa de conversão em vendas para os sites de e-commerce no Brasil, com 2,53%, ou seja, mais que buscas orgânicas, pagas e redes sociais.
Mas, como fazer uma campanha eficiente?
Para Rodrigo de Almeida, Diretor Comercial da Dinamize, empresa líder no setor de e-mail marketing no Brasil com a ferramenta Mail2Easy, uma campanha eficiente de e-mail é aquela que combina dois fatores, alta visualização e conversão:
Para ter alta visualização, é preciso fazer envios segmentados de acordo com os diferentes perfis do seu público. E, para ter conversão, assegurar-se que o produto ou serviço oferecido esteja competitivo.
Qual o limite máximo de disparo de e-mail marketing?
Determinar a frequência dos disparos é muito importante, pois é preciso compreender a relevância do conteúdo para o consumidor:
Se o conteúdo sustenta uma frequência diária, a empresa pode enviar e-mail todo dia sem problemas. Um bom conselho é começar com uma frequência não tão intensa e ir aumentando aos poucos, sempre analisando o relatório de descadastros
(opt-out) para ver em que ponto seu público passou a apresentar uma maior rejeição. Ao identificá-lo, volte para a frequência anterior.
Existe diferença entre e-mail marketing e newsletter?
Sim! A newsletter é uma ação de comunicação que envia ao destinatário conteúdos variados e úteis sobre determinado assunto, além de promoções. Seu envio poderá ser feito através do e-mail marketing, o que pode ser uma estratégia bastante positiva para criar vínculo com os clientes, além de uma boa opção de venda.
Erros comuns
Sabe quando você recebe um e-mail de uma marca na qual nunca se cadastrou? Pois é… Algumas empresas pegam atalhos ao comprar base de dados, e isso acaba com a reputação da marca que está disparando os e-mails. Além disso, bases compradas estão repletas de e-mails inválidos e spamtraps, dois dos principais fatores que afetam a entregabilidade.
Como comenta o Diretor Comercial da Dinamize:
(…) se eventualmente, alguém receber o e-mail, a chance dessa pessoa reportar spam é enorme. E reportes de spam são o terceiro fator que mais afeta a qualidade de entrega. Fatalmente, uma empresa que compra base terá resultados ruins e será inserida numa blacklist de IPs e/ou domínios.
Como evitar que o e-mail marketing caia no lixo eletrônico?
Além de contar com listas de destino com endereços opt-in, a mensagem de e-mail marketing deverá conter assuntos realmente relevantes para o leitor. É necessário também oferecer vantagens para os destinatários e, principalmente, a possibilidade de sair da lista com facilidade assim que desejarem.
Outro fator importante é o engajamento da audiência, explica Rodrigo de Almeida:
(…) além de todos os cuidados que já se toma, é fundamental dar um descanso de um mês para quem não abriu nenhum e-mail num período de, no máximo, seis meses. E este trabalho é cíclico.
Dicas para aumentar a taxa de abertura dos e-mails:
– Personalize e-mails com o nome da pessoa que irá recebê-los.
– Otimize os formatos para mobile, 30% dos usuários abrem e-mails em dispositivos móveis.
– O Call to Action deve estar bem visível, de modo que o leitor não precise procurar pelo botão.
– Prefira colocar o seu próprio nome ao invés do nome da empresa. Destinatários com nomes pessoais são mais amigáveis que o nome da companhia.
– Evite e-mails longos demais, vá direto ao ponto!
Leia também: Google AdWords: por que investir?