Descobrindo os termos técnicos do Marketing Digital
“Com o uso do SEO, link building e CPC, podemos aumentar a taxa de conversão do site da sua empresa!”.
Se você já ouviu alguma frase parecida com essa e não entendeu absolutamente nada, provavelmente não tem muito contato com os termos comuns ao marketing digital.
Como a maioria dos outros segmentos, a comunicação possui seu próprio vocabulário para designar certas ferramentas ou ações. Para auxiliar os leigos no assunto, separamos alguns termos bastante utilizados, confira.
Edge Rank
As publicações da sua empresa não aparecem para 100% dos usuários que curtem a fan page? A culpa é do Edge Rank! É ele quem determina se um post é relevante ou não para as pessoas.
Este algoritmo se baseia na afinidade que as pessoas têm com a página (interações prévias), o formato do post (se é link, vídeo ou imagem) e a hora em que ele foi realizado. Por isso, para ter relevância, é importante fazer uma campanha direcionada para os reais interessados pelo tipo de produto ou serviço.
Benchmarking
Quem é o melhor na área em que você atua? O que faz com que ele seja o melhor? Descobrir a resposta para essas duas perguntas é o começo do processo de benchmarking, que consiste em uma pesquisa em relação aos concorrentes, para saber o que eles fazem e se dá certo, e o que pode ser aproveitado pela sua empresa.
Call to Action
Qualquer link, banner, botão ou texto que incentive o leitor a realizar uma ação é considerada um “Call to Action”.
CPC
CPC é a abreviação de “custo por clique”, uma medida utilizada para realizar anúncios na internet. Como o nome já explica, representa o custo que varia em função da procura por determinada palavra-chave ou segmentação.
Inbound Marketing
O Inbound Marketing consiste em estratégias que fazem com que o cliente busque a empresa, e não o contrário. Ou seja, ele atrai potenciais consumidores através do marketing de conteúdo e estratégias no meio online, focando no relacionamento com o cliente, e não em propagandas.
Remarketing
Certamente já aconteceu de você visitar um site para pesquisar um produto e, nos dias seguintes a essa pesquisa, justamente o produto que você estava pesquisando aparecer em anúncios em outros sites ou nas mídias sociais, não é mesmo?
Isso acontece por causa do remarketing que, através dos cookies instalados no seu computador, consegue identificar seus últimos interesses e reforçá-los em outros sites com espaço disponível para anúncios.
Taxa de conversão
A tão desejada taxa de conversão é a porcentagem de visitantes que viraram possíveis clientes.
ROI
ROI é a sigla para Return on Investment (em português, “Retorno sobre Investimento), que representa a relação entre o dinheiro ganho ou perdido, e o que foi investido em estratégias de marketing.
Link Building
Com o objetivo de melhorar o posicionamento da marca nos buscadores, uma das estratégias é utilizar hiperlinks em meio aos textos, com outros conteúdos relevantes e relacionados para não ser penalizado pelo Google.
Quando inserimos um hiperlink como este, estamos fazendo o uso de Link Building como estratégia.
SEO
Sigla para Search Engine Optimization (Otimização das Ferramentas de Busca), o SEO compreende métodos que têm o objetivo de melhorar o posicionamento das páginas de um site em buscadores. Ou seja, por meio de estratégias, o intuito é que a marca fique entre os primeiros colocados quando é realizada uma busca no Google, por exemplo.
Agora ficou mais fácil compreender o início do texto, não é mesmo?
Leia também: A importância do branding