Maiores erros em campanhas no Facebook e Google AdWords
O Facebook e o Google deixaram a publicidade on-line ao alcance de todos. As duas plataformas oferecem, em poucos cliques, anúncios segmentados e relevantes com uma lógica bastante intuitiva. O Google AdWords oferece até suporte por telefone para quem quer começar a fazer suas campanhas.
Mas não é apenas a criação das campanhas que faz o cliente ter sucesso ou não com seus anúncios on-line. Com as opções de configurações cada vez mais avançadas, um detalhe pode fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso, além de otimizar o investimento.
Por isso, trouxemos aqui no Magic Blog os erros mais comuns que podem prejudicar sua campanha, tanto no Facebook como no AdWords:
- Página de destino ou landing page geral
A página de destino é um dos fatores de qualidade para o anúncio do AdWords. Por isso, quanto mais específica e condizente com o anúncio for a página, melhor é.
- Configurações erradas de interesse, local e idade
No Facebook, essa é a configuração mais importante da conta. Selecionando interesses, você se certifica de que apenas as pessoas que gostam do assunto que tenha relação com o seu produto e serviço serão impactados pelo anúncio. É possível selecionar o país, os estados e até as cidades onde o anúncio deve aparecer, e também a faixa etária dos usuários. Pode-se fazer várias versões do anúncio para diferentes públicos e ir testando a receptividade. Já no AdWords é possível apenas fazer a seleção do local.
- Veicular uniformemente os anúncios
O comportamento das pessoas na internet segue padrões. Identifique as quedas de procura e adapte os lances dos anúncios. Em alguns casos, para economizar a verba, é possível até pausar os anúncios durante o fim de semana e deixá-los apenas para os dias úteis, quando o serviço é mais procurado.
- Fazer apenas um anúncio para cada campanha
Existem textos e imagens de anúncios que funcionam melhor que outros. No Facebook, prefira fotos mais atrativas e coloridas para chamar atenção. No Google AdWords é possível modificar o texto e adicionar extensões de anúncios, dando mais possibilidades. Por isso faça algumas variações para avaliar qual tem o melhor desempenho.
- Falta de acompanhamento e manutenção da conta
Os dois sistemas de veiculação de anúncios são feitos baseados em lances de palavras-chave, como em um leilão. Existem palavras que vão bem e precisam de ajustes para desempenhar ainda melhor. Outras, que pareciam boas no início da campanha, às vezes não têm o volume de busca adequado ou têm um valor muito alto, precisando serem pausadas ou substituídas. Isso também vale para anúncios e campanhas. Por isso, o acompanhamento diário é importantíssimo para identificar tendências na conta e o momento certo de fazer alterações, incluir e excluir palavras, para que desempenhe cada vez melhor.
Uma ação feita de forma amadora e despreparada pode prejudicar muito a imagem de uma empresa, sem contar nos prejuízos finaceiros que vêm com o fracasso de uma campanha. Isso reforça a ideia da importância de um trabalho profissional e pautado em planejamento e estratégias. Pensando dessa forma, contratar um empresa especializada é um boa saída para quem não quer arriscar o nome de sua marca nem perder dinheiro com esse tipo de ação. Saiba mais no site da Magic Web Design.
Veja também: Análise avançada de relatórios do Google Analytics é o novo serviço oferecido pela Magic
Pingback: Qual é a melhor maneira de anunciar no Facebook? - Magic BlogMagic Blog
Pingback: LinkedIn Ads pode ser um diferencial para sua empresa - Magic BlogMagic Blog
Pingback: Investimento publicitário na Internet ultrapassa verba da TV aberta | Magic Blog
Pingback: Como criar um novo padrão de consumo na internet? - Magic Blog
Pingback: Celebridades podem ter sido vítimas de phishing, FBI investiga o caso - Magic Blog