Kony 2012: conheça Joseph Kony
Você já ouviu falar em Joseph Kony? Pois divulgá-lo é a proposta da ONG Invisible Children, criadora do vídeo Kony 2012, que em uma semana teve mais de 100 milhões de visualizações no YouTube, ganhando o posto de viral mais rápido da história.
Com pouco mais de 29 minutos de duração, o vídeo mostra por que o líder do grupo rebelde Lord’s Resistance Army (LAR), Joseph Kony, tornou-se o procurado número 1 da lista de criminosos de guerra.
Sobre Kony e o LAR
O grupo comandado por Kony é acusado de raptar – e transformar em soldados ou escravas sexuais – mais de 60 mil crianças e adolescentes em Uganda, no leste da África. A Corte Penal, que julga responsáveis por genocídios, e até o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já falharam em tentar capturá-lo.
E essa falha ocorreu justamente porque o rosto de Kony não era conhecido.
Campanha
A divulgação do rosto e dos atos de Kony não está sendo apenas no ambiente on-line, mas também nas ruas, cobertas com milhares de pôsteres, adesivos e flyers. Para dar mais peso aos discursos, famosos e políticos foram escolhidos para ajudar na divulgação.
Existe até o “action kit” com alguns produtos de divulgação que fazem de você um ativista da campanha. Veja como é a camiseta!
Veja o vídeo Kony 2012:
Excelente post! Descobri sobre o assunto em um bom blog que eu vi, excelente documentário. Quem quiser dar uma olhada na matéria que estou falando, eu recomendo. http://andreaneves.com/site/kony/