Street Art: Google preserva murais feitos por artistas de rua
Por onde quer que você ande, basta prestar um pouco mais de atenção para encontrar uma obra feita por artistas de rua. Para captar e eternizar esta forma de expressão tão fugaz, o Instituto Cultural Google lançou o projeto Street Art, que reúne fotografias de mais de cinco mil grafites.
As primeiras imagens foram capturadas durante o mapeamento do Google Street View, e organizadas por cidade e região. Em seguida, a empresa entrou em contato com diversos institutos ao redor do mundo que apoiam este tipo de manifestação, o que possibilitou montar galerias virtuais das obras e gravar pequenos documentários sobre estas peças.
Segundo o The New York Times, o novo projeto do Google traz à tona o debate sobre a classificação deste tipo de arte, muitas vezes considerada vandalismo. Para o diretor do museu de Los Angeles, a população frequentemente não consegue diferenciar uma intervenção artística de um ato de destruição, e o Street Art pode ajudar a mudar esta percepção.
Além do material produzido pelos curadores e pela equipe do Google, o instituto incentiva que os internautas também enviem imagens de obras de suas cidades, bastando marcar a hashtag #streetartproject, ou #streetart, #arteurbano, #graffitiart e #murals.
O projeto é uma extensão do Google Art Project, que possui mais de 40 mil imagens de obras de arte. O acervo reúne desde os artistas locais até os mais renomados pintores da história, como Leonardo da Vinci. As imagens estão disponíveis em alta resolução e em “gigapixel”, o que permite ao internauta acesso a todos os detalhes das obras.
Além das galerias, é possível ter acesso a museus e espaços culturais, como o Palácio de Versalhes e a Casa Branca, através do Google Street View.
Instituto Cultural Google
A organização foi criada pela empresa com o propósito de organizar diversas obras artísticas e torná-las mais acessíveis à população. Para isso, a gigante da tecnologia firmou parceria com museus, instituições culturais e acervos históricos, que se propuseram a hospedar on-line seus acervos.
Além do Google Art Project, o instituto possui outros projetos como:
World Wonders Project
Possibilita ao internauta passear por diversos patrimônios da humanidade através do Street View, podendo completar as construções modernas e históricas em modelagem 3D e outras tecnologias Google. Estão disponíveis espaços como Stonehenge e a Grande Barreira de Corais.
Exposições de acervos
A empresa disponibiliza a tecnologia e o espaço para que diversos centros culturais ao redor do mundo mantenham seus acervos digitalizados. Assim, os parceiros podem montar exposições e incluir fotos, quadros, mobiliários e até documentos, como, por exemplo, a recente exposição sobre Nelson Mandela.
Leia também: Hologramas vão fazer ainda mais parte da sua vida
——————————————————————————————-
A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/