“Evite esses sites”: a lista negra do Procon
Crescendo vertiginosamente no Brasil, o e-commerce tem feito cada vez mais parte da vida de internautas que procuram por comodidade e preços mais baixos. Mas como tudo que é bom vem acompanhando por algum ponto não tão agradável assim, muita gente se favorece com o crescimento do setor enganando consumidores desinformados ou empolgados com as compras. Desde promoções absurdas a produtos não entregues e pagamentos extraviados, o comércio pela internet conta com diversas fraudes para ganhar dinheiro fácil, e o assunto já foi discutido por Antonio Borba, diretor executivo da Magic Web Design diversas vezes.
Para evitar grandes perdas, o Procon trabalha, assim como em compras em lojas físicas, para que os consumidores não sejam tão lesados na web. Por esse motivo, desde 2011 o Procon-SP possui uma lista on-line chamada Evite esses sites, com empresas fraudulentas ou que não estão regulares para a prática do comércio eletrônico. A situação irregular das lojas é atestada quando o Órgão recebe reclamações que não são devidamente resolvidas pela empresa ou nunca recebem uma solução, além de não serem localizadas pelo rastreamento feito nos bancos de dados de Órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsáveis pelo registro de domínios no Brasil.
A orientação é que o consumidor consulte sempre a lista dessas empresas antes de fechar um negócio ou realizar qualquer pagamento referente a compras on-line. Em ordem alfabética, as empresas são listadas com informações como razão social, número de CNPJ ou CPF e o status “fora do ar” ou “no ar“, para que a identificação de atividade da loja seja feita. Nesta semana o número de lojas na lista negra subiu para 275, com 71 adicionadas por reclamações como não entrega de produtos, falha na comunicação e irregularidades durante a negociação; entre elas estão Conceito Editora, Belissima Online, eletromm.com.br e Best Mania. E para auxiliar ainda mais no cuidado com as fraudes, há o Guia de Comércio Eletrônico, também disponibilizado pelo Procon, com dicas e cuidados a serem tomados na hora de comprar ou contratar serviços na web.
Veja também: Good Housekeeping, a revista em defesa do consumidor.
——————————————————————————————-
Para garantir a segurança no e-commerce, a Venda a Jato, empresa do grupo Rede Magic, tem mais de seis anos de experiência e credibilidade no mercado de vendas on-line e oferece uma plataforma própria para comércio eletrônico e lojas virtuais, com custo acessível e suporte técnico de qualidade. Trabalha com as mais seguras formas de pagamento e possibilita ativação imediata, com e-commerce rápido, fácil e seguro.
Muito boa dica Magic Webers!
Olá Sergio, obrigado pelo input!
Pingback: Novas regras para o comércio eletrônico brasileiro | Magic Blog
Pingback: American Airlines retira voos da Decolar.com | Magic Blog
Best Mania nao comprem nada pq isso e a pura safadeza deles um bando de canalhas a empresa
nao disponibiliza nem o cnpj para o consumidor
Pingback: Dicas de segurança para as compras on-line de NatalGrupo Metropolitana Serviços de Vigilância e Segurança Patrimonial
ae cade a justiça do BRASIL que deixa uma empresa desonesta atuar no ramo,roubando tds seus clientes BEST-MANIA