ICANN aprovou novos domínios para a internet
Esta semana, a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) aprovou uma convenção que permite que empresas, cidades e organizações registrem seus próprios domínios na internet.
“A ICANN abriu o sistema de domínios da internet às ilimitadas possibilidades da imaginação humana. Ninguém pode prever aonde nos levará essa decisão histórica”, disse Rod Beckstrom, presidente e chefe-executivo da organização.
Considerada um dos maiores marcos na história da web, a iniciativa foi anunciada pela própria ICANN no dia 20 de junho, em um comunicado emitido ao final da reunião realizada em Singapura. Com a maioria dos votos (13 de um total de 16), a partir de janeiro de 2012, os domínios na internet podem terminar com o nome da empresa, cidade, etc, em vez de .com, .net ou .org, por exemplo.
Até o momento, existem 22 domínios internacionais (gTDL) e cerca de 250 domínios nacionais, como .br (Brasil), .ar (Argentina), .es (Espanha).
A ICANN é a organização responsável, em âmbito internacional, pela atribuição de endereços numéricos de protocolo de internet (IP), pela identificação de protocolo e pela administração do sistema de nomes de domínio de primeiro nível genérico (gTDL) e de código de países (ccTDL), assim como pela administração do sistema de servidores raiz.
Pingback: Domínio .xxx: críticas - Magic Web Design | Magic Blog
Pingback: Queda na internet já é TT’s no Twitter - Magic Blog