Google Notícias perde parceria com jornais brasileiros
Na última semana, 154 jornais que circulam pelo Brasil, representados pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), comunicaram o fim da parceria com o Google, mais precisamente com o serviço Google Notícias.
Alegando que a empresa havia se recusado a pagar pela disponibilização dos conteúdos dos jornais, a ANJ diz que está redirecionando o tráfego de informações para outros sites. O grande problema, segundo a Associação, está na divulgação de informações em demasia para os usuários da internet, que acabam perdendo o interesse na notícia ao lerem mais que uma linha dela direto no buscador.
O debate entre a ANJ e o diretor de políticas públicas do Google, Marcel Leonardi, aconteceu na 68ª Assembleia Geral da Sociedade de Imprensa. Para ele, pagar pelas manchetes é incabível, pois o Google Notícias gera cerca de um bilhão de cliques por mês aos sites de notícias.
A ANJ defende ainda que o Google descumpriu um acordo feito em 2010, que garantia a exibição de apenas uma linha de cada notícia, para despertar a curiosidade do leitor para o conteúdo em questão. Essa prática teria reduzido em grande parte o tráfego dos sites e por esse motivo os jornais não veem mais nenhum benefício em continuar com a parceria.
Ainda não foi descartada a possibilidade de novos encontros entre as envolvidas para que a discussão seja resolvida, encontrando boas saídas para ambas as partes.
Veja também: Nova política de privacidade do Google entra em vigor.
Pingback: Facebook altera o modo como consumimos a notícia! - Magic Blog