Como se proteger dos scams das mídias sociais
As redes sociais são ferramentas incríveis para manter-se conectado às pessoas e vencer as barreias da vida real. Mas você confia totalmente em todas as informações que recebe on-line? Recentemente, o Facebook anunciou ter encontrado cerca de 14 milhões de contas que distribuem spams e scams. Os scams, em sua maioria, vêm de amigos que você possui nas redes sociais. Veja os tipos mais comuns:
URLs duvidosas
Elas aparecem, geralmente, via DM no Twitter, com um link encurtado que esconde a URL real. Esse link transfere um software mal-intencionado para o seu computador para invadir a sua conta. Isso também pode acontecer em formato de comentários como o “comment-jacking“. Nele, o link leva o usuário para um teste captcha falso e posta o texto em forma de comentário em seu mural do Facebook.
Phishing
Os phishings mais comuns vêm em forma de “ganhe um vale-presente”. Com isso, as informações são roubadas e o usuário é inscrito em serviços caros. Se receber e-mails pedindo para configurar informações de conta, não o faça, pois eles nunca são legítimos.
Aplicativos
Scams de aplicativos como “Saiba quem viu seu perfil” são falsos. Nunca aceite que eles acessem a sua conta. Cuidado com os vídeos com títulos absurdos. Para evitar os scams, sempre acesse sites e redes sociais usando https:// em vez de http://, pois assim a sua conexão é criptografada, gerando mais segurança.
Defina os seus perfis como privados, para que apenas os seus contatos possam visualizar suas atualizações e informações. Também tome cuidado com a integração entre contas. Mantenha detalhes mais pessoais apenas para você e não deixe outras pessoas vulneráveis, evitando dizer publicamente em que escola seu filho estuda, por exemplo.
Troque todas as senhas regularmente e não use a mesma senha para todas as contas. Tome bastante cuidado com as mensagens instantâneas. Converse sobre temas inofensivos ou use criptografia com programas como o Pidgin.
Veja também: Google adquire empresa de segurança VirusTotal
Pingback: Facebook em integração com máquinas da Cielo - Magic BlogMagic Blog