Foto de desenho animado no Facebook?
Você já deve ter reparado que alguns de seus amigos trocaram seus avatares no facebook por personagens de desenhos animados. Mas o que isso significa? Na verdade é um protesto contra a violência infantil. A ideia é que cada pessoa coloque a imagem daquele desenho que marcou sua infância.
Essa ação foi feita pela primeira vez no início de novembro de 2010. O autor, que até criou uma página do Facebook sobre o tema , queria que não houvesse “ mais nenhum rosto humano no Facebook, mas uma invasão de memórias. Isto é para eliminar a violência contra as crianças”.
Repercussão
As pessoas ficaram realmente curiosas. Ao digitar “foto de desenho no Facebook” no Yahoo Repostas e colocar o filtro “24” horas há pelo menos 10 questionando o por quê de tantos desenhos animados na rede social de Mark Zuckerberg.
O interesse pelo tema no Google pode ser observado no gráfico abaixo. Em dezembro, quando a primeira campanha foi colocada no ar, a busca por “desenho Facebook” foi grande, comparada aos outros meses. Já neste ano, o interesse vem subindo desde setembro e, provavelmente, vai chegar ao ápice nas próximas semanas.
Os blogueiros também não perderam tempo. Nas últimas 24 horas pelo menos 2.180 posts, artigos ou comentários, segundo pesquisa no Google, citaram a campanha.
E a campanha no Facebook repercutiu até no Twitter. Diversos usuários já fizeram comentários, seja em tom de crítica ou apoio.
Protestos como esse geralmente são chamados de “ativismo de sofá”. Ou seja: são aquelas ações que ocorrem na rede, mas não mudam nada na vida real. Apesar disso, é importante lembrar que a violência contra criança existe e precisa ser combatida.
E você, já aderiu à campanha?
Terrivel essa ideia de trocar a foto do perfil por desenhos animados incentiva mais a pedofilia pq os criminosos aproveitam da situação que vai ficar mais dificil a policia achar o bandido entre inocentes qual criança não vai querer aceitar um pedido de amizade de uma desenho animado podendo ate acontecer o pior querendo ir conhecer mais facil ainda de se consumar o crime .
Rodrigo, nenhuma criança pode, em teoria, sequer entrar nas redes sociais, não é permitido. Se a criança entrar, contra a lei, esperamos que os pais a orientem de forma suficentemente clara sobre os riscos das redes sociais, como por exemplo jamais aceitar convites de estranhos, independente da foto.
Acampanha só irá até o dia 12 de outubro
Magic…, Concordo contigo, lugar de cça não é nas redes sociais, e sim brincado. Este manifesto poderia aproveitar e trazer de volta os desenhos, que passava antes, os de agora estão longe de uma infância feliz.
Oi Ana, certamente os desenhos de outrora pareciam bem mais ricos… momento nostalgia 🙂 – Abraços!
adorei a campanha… acho que isso vai fazer os adultos relembrarem os seus tempos de criança e se a pessoa não apanhava vai pensar:puxa eu era uma criança feliz e devo fazer hoje uma criança feliz…. ou se apanhava vai pensar: eu sofria com malstratos e não era feliz, portanto não devo fazer isso com uma criança, pois vou estar repetindo a história, enfim! adorei a idéia…..e é isso mesmo lugar de criança é na escola, é brincando com brinquedos infantis, assistindo desenhos e não em redes sociais…….
Gente, FACEBOOK não é para crianças…somente adultos relembrando sua infancia… Paranoia desnecessária..
A ideia foi ótima, isso dá para ver como tantas pessoas se importam com o fato de tantas crianças serem maltratadas e sofrerem violência, acho q ñ é nenhuma bobeira…Graças a Deus q há muitas pessoas q se importam com nossas criancinhas.
esses desenhos são muito massa muito bom pra scurtir
é muito legal esses desenhos
Pingback: Luíza no Canadá e o marketing viral - Magic BlogMagic Blog