Quais são os telefones usados pelos políticos?
Ao contrário do que podemos imaginar, a escolha do smartphone de um representante de Estado passa longe do gosto pessoal, pois é considerada uma questão de segurança, principalmente depois do vazamento de informações que revelaram que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) estava monitorando as ligações de presidentes e primeiros-ministros.
Confira quais são os aparelhos utilizados pelos representantes das maiores nações do mundo.
Barack Obama
Quando chegou à Casa Branca, em 2009, o presidente insistiu em manter seu BlackBerry pessoal, contrariando as recomendações dos advogados do governo e do serviço secreto. Hoje, o presidente utiliza um aparelho modificado, com encriptação intensificada.
Segundo o portal G1, o presidente já teria afirmado a jovens em uma visita na Casa Branca que não pode usar um iPhone por questões de segurança.
Angela Merkel
O smartphone da primeira-ministra da Alemanha esteve no centro do escândalo de espionagem norte-americana no ano passado, quando foi revelado que a NSA estava monitorando um de seus telefones.
De acordo com a Folha de S. Paulo, Merkel utiliza ao menos dois aparelhos regularmente. O que foi monitorado pelos norte-americanos, um Nokia 6260 Slide, era supostamente usado apenas para questões partidárias. Para os assuntos de Estado, a primeira-ministra utiliza um BlackBerry Z10, equipado com um chip de encriptação da Secusmart. A empresa alemã foi recentemente vendida para a BlackBerry, que, de acordo com o blog Link, do Estadão, luta para se manter no mercado e atender principalmente políticos e celebridades.
Dmitri Medvedev
O primeiro-ministro russo é conhecido por apreciar os produtos da Apple, e chegou a ganhar um iPhone 4 de Steve Jobs, antes mesmo do lançamento oficial do aparelho.
O presidente russo Vladimir Putin, por sua vez, notoriamente se recusa a utilizar qualquer smartphone, e evita até mesmo acessar a internet.
François Hollande
Fã assumido da Apple, o presidente francês está sempre carregando um iPhone, mas sabe-se que este aparelho é destinado apenas para assuntos particulares.
Mesmo antes das denúncias de Edward Snowden, o governo francês já havia providenciado para ele um telefone Teorem ultrasseguro. O aparelho tem capacidade de encriptação e raramente é visto em público.
Recentemente, um memorando do governo francês orientou os usuários dos telefones ministeriais sobre uma série de procedimentos de segurança. Entre eles estava: adotar senhas longas, trocá-las a cada seis meses, evitar deixar o aparelho à mostra (principalmente durante as viagens internacionais) e jamais usá-los para trocar informações delicadas.
Matteo Renzi
O primeiro-ministro da Itália é aficionado pela Apple. Já posou para foto ao lado da placa na entrada da empresa, e não poupou palavras para homenagear Steve Jobs em seu Facebook, logo após sua morte.
Sabe-se que Renzi está sempre com o seu iPhone à mão, e em 2012 chegou a usar seu aparelho pessoal durante a campanha política.
David Cameron
Recentemente, o primeiro-ministro britânico se declarou preocupado com a possibilidade da BlackBerry parar de fabricar telefones. Segundo o The Guardian, Cameron optou por usar os aparelhos da empresa por causa da segurança, já que possuem criptografia, e a marca utiliza apenas servidores seguros.
Kim Jong-un
O líder norte-coreano comanda uma das nações mais isoladas do mundo. Sabe-se que no país o uso de telefones celulares é um luxo, restrito aos cargos governamentais e às famílias mais abastadas. Estima-se que menos de 10% dos 25 milhões de habitantes tenham acesso à comunicação móvel.
Jong-un já foi fotografado com um aparelho fabricado pela companhia taiuanesa HTC, e a mídia sul-coreana teria afirmado que o líder político o utiliza apenas para falar com a família e com funcionários do alto escalão do governo.
Se você fosse um chefe de Estado, que aparelho escolheria?
Leia também: Os 5 melhores smartphones do mercado
——————————————————————————————-
A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/