Alibaba, a gigante chinesa da internet
Você conhece ou já ouviu falar do Alibaba? Se ainda não faz ideia do que se trata, pode ser que em breve ouça muito sobre esse grupo, que hoje é o maior conglomerado chinês de negócios virtuais, cujas empresas Taobao e Tmall, de e-commerce, superaram em 2012 a renda das gigantes e populares Amazon e eBay juntas.
O Alibaba foi fundado em 1999 por Jack Ma e desde então se tornou um dos nomes corporativos mais conhecidos da China. As expectativas do fundador são grandes e pretenciosas, já que conseguiu fazer da empresa um fenômeno na China em uma época em que os chineses mal sabiam o que era internet.
O presidente do grupo acredita que nos próximos cinco anos 30% das vendas varejistas chinesas serão feitas on-line. Os brasileiros ainda não estão familiarizados com o nome Alibaba, que desembarcou por aqui em 2010, porém, segundo os diretores da empresa o País tem potencial para ser um dos maiores mercados de e-commerce do mundo, e por isso é um dos alvos estratégicos da empresa: “pode demorar, mas os exemplos vão convencer os empresários brasileiros”.
O diferencial do Alibaba, que pode atrair ainda mais os brasileiros, é possuir venda entre empresas e não ser exclusivo apenas para consumidores. Dessa forma, podemos definir que ele vai além de um site para consumidores, é também uma espécie de comunidade que facilita a conexão entre empresários.
E vale destacar que um dos pontos que diferenciam o Alibaba da Amazon e do eBay é o fato de que o fabricante que vende produtos pelo site só recebe o dinheiro da compra quando o consumidor declara ao site que está satisfeito com o produto recebido.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Alibaba, acha que a grande chinesa pode mesmo desbancar outras grandes empresas de e-commerce? Acredita que o Brasil realmente tem potencial para para ser um dos maiores consumidores nesse mercado?
Veja também: MYO: o controle em forma de braçadeira.
Pingback: eBay prepara operação no Brasil e lança aplicativo de moda | Magic Blog
Allinaba hoje é o maior conglomerado chinês de negócios virtual,cujas empresas TAOBAO e TMALL de e_comerce superaram a renda: AMAZON e eBay juntas.