Você sabe como proteger suas transmissões de dados?
As conexões com hotspots sem fio (wi-fi) públicos já fazem parte do nosso dia a dia nas transmissões de dados. Conseguimos encontrar essas redes em quase todos os lugares e sem pagar nada por isso, mas será que elas oferecem a segurança necessária?
O uso de wi-fi deve alcançar, em 2015, até 120 bilhões de conexões. Esse aumento deve acontecer devido ao crescimento dos maiores provedores de serviços de internet (ISPs) de banda larga. O wi-fi se tornou um serviço que é usado por empresas como um diferenciador que atrai clientes para outras ofertas e produtos. Os notebooks são os principais responsáveis pelas conexões, porém a taxa de acessos através de smartphones e tablets está crescendo de maneira rápida.
Como são redes abertas, os hotspots podem ser vulneráveis a brechas de segurança. Ao se conectar através de uma rede wi-fi desprotegida, qualquer um na rede pode ter acesso ao computador dos usuários, assim como às atividades realizadas pela internet, como acessar e-mails sem ao menos ter a senha.
Os hotspots na maioria das vezes não são criptografados e, por isso, todos os e-mails, senhas, códigos de segurança e outras informações podem estar vulneráveis para os hackers que acessarem a mesma rede.
Antonio Borba, especialista em segurança e Diretor Executivo da Magic Web Design, já falou sobre esse assunto aqui no Magic Blog. Mas, como informação sobre isso nunca é demais, trouxemos mais algumas dicas para deixar os seus dados protegidos:
Criptografia e https
Se for necessário enviar informações pessoais através de uma rede pública, isso deve ser feito apenas para sites que sejam 100% criptografados. Para identificar, basta olhar para o início da URL o “https”. Para uma melhor segurança, os arquivos também devem ser criptografados, colocando uma senha para abri-los e modificá-los.
Firewall
O firewall protege as redes do compartilhamento de arquivos, além de proteger o PC como uma barreira contra as informações que tentam entrar. Ele trabalha bloqueando qualquer coisa que possa ser uma ameaça em potencial.
VPN
A VPN (rede privada virtual) coloca criptografia entre seu dispositivo e a internet, mesmo quando usa redes desprotegidas. O serviço de VPN é pago, mas pode ser encontrado para baixar e instalar gratuitamente.
Wi-fi
O wi-fi não precisa estar ligado quando não estiver em uso. Assim você evita que o seu notebook se conecte automaticamente a um hotspot perigoso.
Bom-senso
Quando estiver usando uma rede como essa, evite fazer transações que necessitam de muitas informações pessoais, como compras e acesso a bancos. Também evite informar números de cartão de crédito, seguro ou de previdência social.
Crie nomes de usuários e senhas sempre diferentes para qualquer serviço. Antes de entrar em uma rede pública e desprotegida apague os cookies do seu navegador, pois é ele quem guarda as senhas e os nomes de usuários.
Assim que terminar de usar um site, saia e se deslogue. Não se esqueça de configurar o seu computador para que ele peça aprovação dos pontos de acesso antes de se conectar. Desabilite, também, o compartilhamento de arquivos e impressoras quando elas não estiverem em uso.
Veja também: Dicas para organizar seu computador e fazer um backup com segurança
Pingback: Office 2013 disponível para fabricantes - Magic BlogMagic Blog
Pingback: Falha na segurança digital de Beto Richa - Magic BlogMagic Blog
Pingback: Falha na segurança digital da Caixa Econômica Federal - Magic BlogMagic Blog
Pingback: DeleteMe Mobile: aplicativo promete privacidade na web - Magic BlogMagic Blog
Pingback: O submundo da web | Magic Blog
Pingback: 6 tecnologias que saíram dos filmes diretamente para a sua casa | Magic Blog