O que é netnografia?
Você sabe o que é netnografia? Não? Pois esse conceito, que aos poucos vem se difundindo no mercado de marketing digital, tem ganhado grandes empresas como Coca-Cola, Johnson&Johnson, Fleischmann – marca de fermento para pães e bolos – e outras.
A netnografia vem de etnografia, uma área da antropologia que estuda o comportamento humano. Sabe aqueles cientistas que viajam para um lugar distante com a intenção de estudar o comportamento de determinada tribo? É isso.
Só que na netnografia o objeto de pesquisa é o “ser virtual”, ou seja: você. Diferente das pesquisas de marketing – entrevistas, focus group e outras um tanto intrusivas -, a netnografia mostra exatamente como determinada pessoa é e se comporta a respeito de determinado assunto.
A Coca-cola já usou essa técnica. Através de pesquisas na internet a empresa conseguiu verificar que tipo de música atraía mais seus consumidores da linha Zero. Resultado? Estreitamento de relacionamento. A Johnson&Johnson conseguiu verificar quais produtos seriam melhor recebidos pelas mamães. Resultado? Aumento das vendas.
Mas como fazer uma pesquisa desse porte?
Pesquisas de etnografia levam em conta a interação entre os usuários. A Fleischmann, por exemplo, após verificar as menções e as interações a respeito da marca, percebeu que boa parte dos seus consumidores eram jovens. O interassente é que não havia nenhuma comunicação para esse tipo de público.
Depois dessa constatação, a empresa resolveu expandir seus negócios na área digital, “espaço” em que a maioria dos adolescentes passa boa parte do seu dia.
Essa é mais uma alternativa que pode colaborar no planejamento de campanhas de marketing digital. Afinal, conhecer exatamente o que seu público quer é essencial para um bom resultado.
Veja também: O que é social business
Pingback: A netnografia para pequenas empresas