CEO do Twitter diz que há edição nos Trending Topics
Dick Costolo, atual CEO do Twitter, disse que os TT’s – assuntos mais comentados da rede – são editados. “Os tópicos são algorítmicos, não são escolhidos por nós, mas editamos aqueles com obscenidades, e gostaria de ver aqueles claramente ofensivos de fora também”, explica. O que isso significa? Significa que, quando um assunto não convém para a empresa (Twitter), ele cai fora.
Esse “serviço” de edição, que muitos veem como uma “censura mascarada”, tem gerado polêmica, já que no Termo de Uso do Twitter está explícito que a rede social não se responsabiliza pelos conteúdos de terceiros.
Recentemente, para botar mais pimenta na questão, um TT brasileiro não foi bem-visto pelos “editores” do Twitter e foi excluído da rede. Foi a campanha #foraRicardoTeixeira, organizada pelo @foraoficial, um perfil criado pelo site Fora Ricardo Teixeira – feito com o intuito de passar informações sobre o presidente da CBF, que está envolvido em diversos escândalos.
Logo que chegou ao Twitter, a campanha contra o presidente da CBF alcançou os TT’s. De repente, ela sumiu. O Twitter usou o pretexto de que seria spam e, até agora, mantém o discurso. Mas se o conteúdo é de terceiros e, ainda por cima, não é pornográfico (se assim fosse, deveria realmente ser retirado do Twitter, como diz o Termo de Uso das redes sociais), por que foi banido?
A questão que todos os internautas querem saber talvez demore um pouco para ser respondida. O que vocês acham?
Leia também – Twitter: RT manual ou automático?
Pingback: Islândia usa redes sociais para criar nova Constituição - Magic Web Design | Magic Blog
Pingback: David Guetta morreu? Não, é só mais um boato - Magic Web Design | Magic Blog
Pingback: E o Google +, como vai? - Magic Blog | Magic Blog
Pingback: Twitter pode censurar tweets. O que isso significa? | Magic Blog