Repercussão da final da Copa das Confederações nas redes sociais
Até pouco tempo a Seleção Brasileira estava em crise; o time pentacampeão mundial e que um dia já contou com nomes como Pelé, Ronaldo, Zico e Romário havia chegado à 22ª colocação do ranking da FIFA (pior colocação da história) e, com atuações sem brilho, enfrentava desconfiança dos torcedores. Por conta disso, a realização em território nacional da Copa das Confederações, competição normalmente ignorada por muitos, ganhou destaque.
Com a participação de equipes de ponta como Espanha, Uruguai e Itália, a final seria o teste definitivo para Neymar e companhia. O resultado não poderia ser melhor: no último domingo, depois de vencer todos os jogos da primeira fase e a semifinal, o time canarinho levantou a taça no Maracanã lotado depois de dominar em campo os atuais campeões mundiais e europeus – derrotando a Espanha por 3 a 0. E a repercussão na web (no Brasil e em todo o mundo) foi grande.
De acordo com uma análise realizada pela IBM, durante o jogo a média de tweets brasileiros por minuto relacionados ao acontecimento foi de 6.386, ultrapassando a marca de 1,5 milhão de mensagens durante pouco mais de 3 horas (contando o tempo de jogo, o intervalo e os momentos antes e depois da partida). O termo mais citado foi “Seleção” e os jogadores mais lembrados foram Neymar (eleito o melhor jogador da partida e da competição), David Luiz (que salvou de maneira quase milagrosa o que teria sido um gol da Espanha), Fred (autor de dois dos gols) e Hulk (ainda criticado por alguns, mas bastante elogiado pelo público feminino por seus dotes físicos). Ainda sobre o Twitter, na noite de domingo, horas depois do fim da partida, as hashtags #OCampeãoVoltou e #JogaBonitoBrasil faziam parte dos Trending Topics do Brasil.
No Facebook, publicações dos principais jogadores de cada equipe geraram muitas interações: mais de 295 mil pessoas curtiram o post de Neymar sobre o título, enquanto mais de 125 mil curtiram a mensagem de Andres Iniesta sobre a importância da derrota para que a Espanha chegue melhor à Copa do Mundo do ano que vem. Na página do Barcelona, time no qual jogam diversos dos integrantes da seleção espanhola, a atuação de Neymar, contratado pouco antes da Copa das Confederações, ganhou destaque. De acordo com o site Starcount, o brasileiro foi, entre todos os jogadores de futebol do planeta, aquele que mais conseguiu novos fãs no mês de junho (2,5 milhões de novos Likes).
É claro que a repercussão não foi apenas nas redes sociais; a vitória da Seleção Brasileira sobre a supostamente imbatível Espanha ganhou destaque também em sites de notícias e blogs de todo o mundo, o que se refletiu em um aumento considerável no volume de buscas por alguns termos no Google. Até mesmo nos Estados Unidos, país no qual o futebol não é um esporte tão popular, a Copa das Confederações foi o segundo assunto mais pesquisado no domingo (no Reino Unido, no Japão e na Alemanha foi o assunto mais buscado).
Sendo a Copa das Confederações, pelo menos em teoria, uma competição muito menos importante que a Copa do Mundo – e já tendo conseguido tanta relevância –, resta agora esperar por 2014 para saber se o evento entrará para a história com a possibilidade do hexacampeonato brasileiro e por sua repercussão na internet.
Veja também: Repercussão do título mundial do Corinthians nas redes sociais.
——————————————————————————————-
A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/