Mídias sociais podem ser vilãs de amizades reais
Joseph Grenny, copresidente da empresa de treinamento corporativo VitalSmarts, conduziu uma pesquisa com 2.698 usuários de mídias sociais, dos quais 78% relataram ter percebido um aumento considerável nas grosserias feitas no meio on-line. As interações estão sendo feitas de forma mais rude na internet e o desrespeito e os insultos cometidos têm acabado com muitas amizades. De acordo com a pesquisa, dois entre cinco usuários têm as amizades prejudicadas e até mesmo cortam relações após um desentendimento virtual.
Foi possível perceber, então, o que muitos já sabiam: boa parte das pessoas esquece a civilidade e não hesita em agir de forma mal-educada nas mídias sociais. Grenny afirma que as brigas on-line tornam-se richas na vida real e que 19% das pessoas terminam amizades após o desentendimento virtual: “o mundo mudou e uma parte das relações acontece on-line, mas os bons modos ainda não acompanham a tecnologia”.
A pesquisa aconteceu após uma série de brigas entre celebridades, o que chamou atenção na mídia. Um exemplo é o caso do jogador de futebol britânico Joey Barton, do Olympique de Marseille, que foi convocado pelo Comitê de Ética da Federação Francesa a depor sobre seu comentário no Twitter chamando o zagueiro brasileiro Thiago Silva, do Paris St. Germain, de “travesti acima do peso”.
E você? Está cuidando da maneira com que fala com seus amigos nas mídias sociais?
Veja também: Facebook Home, a nova cara da mídia social nos smartphones.
Pingback: Netiqueta: as regras de etiqueta na internet | Magic Blog
Pingback: Facebook: estudo revela “horários nobres” da rede no Brasil | Magic Blog