DeleteMe Mobile: o aplicativo que promete privacidade na rede
Diante de acessos diários a diferentes sites, redes sociais, blogs, lojas on-line, e-mails e do uso de diversos aplicativos, a privacidade virtual tornou-se sinônimo de luxo.
Vivemos na era do “big brother virtual”, na qual nossos passos na web são constantemente vigiados. O que pesquisamos, lemos, compramos, as escolhas políticas que fazemos e as crenças religiosas que temos – tudo está sendo rastreado. Além disso, as informações coletadas são vendidas para outras empresas em forma de mailing e listas de dados, espalhando ainda mais as informações.
Pensando nisso, a startup norte-americana Abine, especialista em privacidade on-line, criou o aplicativo DeleteMe Mobile, capaz de remover informações pessoais de usuários dos sites que comercializam esses dados.
O DeleteMe Mobile opera da seguinte forma: depois de fazer o download no seu iPhone ou iPad, é necessário fornecer informações básicas como nome, cidade, estado e país. Depois disso, é só autorizar o DeleteMe Mobile a procurar qualquer informação sobre você que esteja disponível na web.
O aplicativo conta com uma tecnologia de busca que vasculha os maiores corretores de dados para obter os resultados mais relevantes. Quando os usuários solicitam a remoção das informações, alguns dos processos são automatizados. Em outros casos, a remoção fica por conta da equipe da Abine, a maioria composta de estudantes de Direito que fazem o trabalho de escrever e enviar e-mails para as empresas responsáveis por manter os dados on-line, pedindo a exclusão dos dados do usuário.
Ao ser executado, o app exibirá uma lista com alguns resultados do seu histórico de navegação na web. A partir disso, duas opções estarão disponíveis: “Not me“, que permite sinalizar que determinada informação não foi gerada pelo usuário; e “DeleteMe“, capaz de deletar o dado em questão da internet.
O download na Apple Store é gratuito para algumas remoções, mas é possível fazer um upgrade e obter um pacote mais completo e mais eficaz por 25 dólares o trimestre.
A Abine, responsável pelo aplicativo, afirma que as informações oferecidas pelo usuário do DeleteMe Mobile não serão divulgadas ou vendidas para terceiros, devido à política de privacidade do app, e por ser exatamente por esse motivo que as pessoas ficam tentadas a adquirir o serviço prestado.
Veja também: Você sabe como proteger suas transmissões de dados?
Pingback: BBB: como bloqueá-lo no Twitter e no Facebook | Magic Blog
Pingback: Quantas horas do seu dia são gastas no Facebook? | Magic Blog
Pingback: Uber é acusado de perseguição e ameaças - Magic Blog - Magic Blog